A importância do café para o Brasil

Quem não gosta do aroma de café logo pela manhã? Essa bebida faz parte de nossa cultura já há alguns séculos e ainda faz muito sucesso.

A origem do café é africana, ele é uma planta nativa da Etiópia.

Embora haver controvérsias, alguns historiadores dizem que o café chegou ao Brasil por meio de contrabando, trazido desde a Guiana Francesa, no século XVIII.
Aqui encontrou solo fértil e se tornou um importante produto para a história do nosso país. Durante um período (século XIX), o seu plantio foi nossa principal atividade econômica e o café produzido era exportado para diversas partes do mundo.

A produção do café no Brasil foi marcada pelo trabalho escravo e, com a abolição da escravatura, pelo trabalho de imigrantes europeus. E, graças a ela, houve um grande desenvolvimento de cidades e ferrovias no país. Além disso, os cafeicultores ganharam dinheiro e poder, sendo conhecidos como os barões do café.

sacas de café
Museu do Café (Santos, 2015)

No entanto, com a crise econômica mundial, ocasionada pela quebra da bolsa em 1929 (em Nova Iorque, Estados Unidos), o consumo do produto diminuiu e o Brasil teve de buscar outras atividades para sustentar sua economia.

Curiosidades sobre o café:

O café é tão importante em nosso país que possui um dia em sua homenagem: 24 de maio.

Ele tem até um museu que mostra a sua importância para o país, é o Museu do Café, que fica na cidade de Santos.

Atualmente, o café brasileiro é considerado de grande qualidade mundo afora, mas divide a fama com outros países, como Vietnã e Colômbia, por exemplo. Em 2018, a produção de café do Brasil correspondeu a 36% da produção mundial, sendo o líder do mercado neste setor (segundo a Embrapa).

frases café
Mural do Museu do Café (Santos, 2015)

Share