Dica de vídeo: Pocoyo: Não no meu quintal

Pocoyo é um personagem de uma série desenho animado, produzida por uma parceria entre espanhóis e britânicos, em 2005. Desde então, o menino e seus amigos vem conquistando as crianças mundo afora.

Com episódios curtos, a série Pocoyo busca ensinar bons valores e levar a criança a refletir sobre comportamentos comuns ao universo dela, como a importância dos amigos, do cuidado com as coisas, a atenção ao próximo, o compartilhar etc.

A sugestão que queremos trazer aqui neste post é de um episódio específico do Pocoyo: Não no meu quintal. Nele, os personagens vão jogando lixo fora, porém, essa atitude acabava desagradando alguém, pois o “fora” seria longe da casa de um, mas próximo à casa de outro personagem.

Muito podemos refletir sobre isso: o que realmente acontece com as coisas que descartamos em nossas casas? Será mesmo que existe um “jogar fora” no planeta? Pois as coisas sempre vão para algum lugar.

O que nós podemos fazer para diminuir os descartes?

Pocoyo achou uma solução interessante para a situação em que se encontravam. E nós?

Vale a pena trazer essas questões. O episódio do Pocoyo pode fazer algumas crianças a pensarem a respeito. Os adultos também devem ter esse questionamento sempre presente. E, todos os membros da família, a comunidade escolar e a sociedade como um todo, devem usar esses questionamentos para tomar atitudes concretas.

Mas, o que, de fato, podemos fazer?

  • Diminuir o consumo: comprar menos, reaproveitar mais, pensar na real necessidade dos itens que queremos adquirir.
  • Ao comprar, dar preferência aos itens cujos materiais possam ser reaproveitados ou reciclados.
  • Sempre que possível, compre de produtores locais.
  • Separar o lixo orgânico dos resíduos recicláveis e destinar corretamente esse material.

Veja também:

Fizemos um post “Faça você mesmo” da Turma do Pocoyo usando materiais recicláveis.

Share