Sete cidades para conhecer em Portugal

Portugal é um país pequeno (todo o seu território é menor que o estado brasileiro de Santa Catarina) e, por isso, muitas de suas belezas ficam a pouco tempo de distância umas das outras e podem ser visitadas mesmo que hospedado em uma ou duas cidades durante toda sua estadia no país.

https://www.google.pt/maps/@39.5441257,-9.8598497,7z

As cidades citadas nesse texto estão localizadas no mapa acima com uma estrelinha amarela.

1 – LISBOA
Praça do Comércio (Lisboa, 2015).

Capital de Portugal, tem bonita arquitetura e praças movimentadas. Seus monumentos contam histórias de reis e conquistas e são ótimos alvos para as máquinas fotográficas dos turistas que por ali passam. Entre suas principais atrações estão: Torre de Belém, Castelo de São Jorge, Elevador de Santa Justa, Mosteiro dos Jerónimos, Arco da Rua Augusta e a Sé de Lisboa.
Experimente caminhar sem pressa pelo centro histórico e às margens do rio Tejo. Seguramente, será um passeio bem agradável.
E, quando passar perto da Torre de Belém, busque provar os pastéis de belém, doces muito famosos pelo mundo afora.

Lisboa (2015)

2 – SINTRA

Palácio da Pena (Sintra, 2015)

A mais ou menos uma hora e meia de viagem em trem (ou comboio, como os portugueses costumam falar) desde Lisboa, Sintra é uma cidade rodeada de árvores, o que lhe dá um encanto especial. 
Sem dúvida nenhuma, sua principal atração é o Palácio da Pena (eleito uma das sete maravilhas de Portugal), mas ali também pode ser visitado o Castelo dos Mouros (fortificação mais antiga que o palácio, da época em que os mouros dominavam a região). 
Prove os travesseiros de Sintra, doces de massa folhada.

Centro de Sintra e castelo ao fundo (2015).
 3 – CASCAIS
Boca do Inferno (Cascais, 2015).

Situada no litoral, a menos de uma hora desde Lisboa (em trem), Cascais é um lugar gostoso para relaxar e apreciar belas paisagens. Estando ali, não deixe de ver a Boca do Inferno, local onde a água do mar bate em grandes rochas, provocando um bonito espetáculo.
Aproveite também para aproveitar um pouco a praia.

Cascais (2015)
 4 – ÓBIDOS
Óbidos, uma cidade muralhada (2015)

Linda cidade que carrega as características de seu passado medieval até os dias atuais, Óbidos está cercada por uma grande muralha e tem um belo castelo, que hoje funciona como pousada.
É possível caminhar pelas muralhas, o que proporciona uma magnífica vista tanto da cidade quanto dos arredores. Impossível não se encantar por esse lugar!
E, aproveite a viagem e prove a ginjinha, licor feito com um tipo de cereja. Você pode optar por prová-la em um copo de chocolate por um euro (valor de agosto de 2015).

É possível caminhar pelos muros de Óbidos (2015).
 5 – PORTO
Avenida dos Aliados (Porto, 2015).

Cidade conhecida pelo vinho, o Porto é uma das principais cidades de Portugal. Tem bonitos edifícios antigos para ver. Além de oferecer, em sua vizinha, Vila Nova de Gaia, uma boa variedade de vinhos, famosos por sua boa qualidade.

Margem do rio Douro (Vila Nova de Gaia, 2015).

6 – COIMBRA

Universidade de Coimbra (2015)

Conhecida pela Universidade de Coimbra, a mais antiga de Portugal e uma das mais antigas do mundo, com mais de sete séculos de existência. A cidade é repleta de estudantes e de vida.

Além de conhecer a universidade, caminhe pelas ruas pequenas e aconchegantes e também às margens do rio Mondego.

Rio Mondego (Coimbra, 2015).

7 – ÉVORA

Évora (2015)

Patrimônio cultural da humanidade, fundada pelos romanos, hoje Évora é uma cidade tranquila com estreitas ruas de pedras. Andando por Évora, o turista vê monumentos antigos, incluindo ruínas romanas.

Templo de Diana, ruína romana (Évora, 2015).

Share