Como arrumar a mala para uma viagem?

Você é daquelas pessoas que quando vai viajar quer levar a casa toda? Ou daquelas que sempre esquece algo?

Veja nossas dicas para organizar uma mala.

1 – A primeira coisa a ter em mente é o tipo de viagem que vai fazer, o tempo que ela vai durar e quanto de energia você está disposto a gastar com a mala.

Se você usará transporte público e viajará para vários lugares, convém uma mala prática e leve, para evitar dores de cabeça; se você vai de carro, mesmo que vá parando em vários lugares, pode até exagerar um pouco, mas cuidado para não perder-se nas diversas coisas e não achar o que realmente está precisando no momento certo.

Seja lá qual for o tamanho de sua mala, ao longo de sua viagem, é  muito possível que você se lembre de algo que deixou em casa e mais possível ainda que você perceba que colocou muito além do necessário.

2 – Faça uma lista do que é imprescindível ter na sua mala.

roupas
Antes de arrumar a mala

Remédios de uso contínuo e aqueles emergenciais para dor de barriga, enjoo, dor de cabeça e febre; documentos; artigos de higiene pessoal; roupas íntimas e meias; roupas de frio, calor ou roupas de banho, dependendo do lugar que vá; etc.

3 – Calcule o tempo da viagem para calcular o número de peças de cada vestuário necessitará.

Não leve roupas a mais para escolher na hora de colocar: isso significa mais peso pra levar, mais chances das roupas chegarem amassadas e mais perda de tempo e dor de cabeça na hora de desfazer e arrumar a mala.

Assim, se você for passar uma semana fora de casa, leve, mais ou menos, sete cuecas ou calcinhas (sutiãs, acho que pode usar o mesmo por alguns dias, por isso, sugiro três), sete meias (ou menos, se você for usar chinelo), duas ou três calças (que é mais do que o suficiente, a não ser que vá a lugares que elas sujem com facilidade, como num camping ou se for fazer trilhas pesadas todos os dias), dois ou três biquínis, maiôs ou sungas se vai frequentar a praia todos os dias, duas ou três toalhas…

Se sua estadia for de até uma semana pode-se pensar em levar roupas para ser usada uma única vez, já se for ficar mais de uma semana recomendamos levar roupas para uma semana e lavá-las, assim você pode economizar um bom espaço (e peso) na mala.

4 – Procure lavar roupa durante a viagem.

lavanderia
Lavanderia (Berlim, Alemanha, 2015)

Se você for ficar em casa de amigos ou em uma casa alugada é muito provável que haja um lugar para lavar e secar roupas: não pense duas vezes antes de usar essa opção.

E, mesmo que você fique em um hotel, pousada ou hostel e não exista a possibilidade de lavar roupa no local, não é difícil encontrar lavanderias, principalmente nas grandes cidades.

Além disso, roupas pequenas (como roupas de praia, meias e peças íntimas) podem ser lavadas no chuveiro, enquanto toma banho, ou na pia do banheiro, o que já ajuda um pouco.

5 – Que tipo de mala levar?

Outro dado importante para se fazer uma boa viagem é pensar no tipo de mala. Mais uma vez, reveja o planejamento que você fez de seu passeio: vai se hospedar em um único lugar ou vai precisar ir de um lugar a outro com a mala? Vai usar o transporte público para chegar a seu destino ou vai usar um táxi?

Uma mochila é excelente para aqueles que caminharão, usarão ônibus, trens e metrôs para chegar ao destino (vale lembrar que na Europa, por exemplo, metrôs e ônibus são ótimos meios de locomoção, mas, em muitas cidades, eles são antigos e não têm escadas rolantes ou elevadores).

tren
Trem Aeroexpresso (Moscou, Rússia, 2015).

Uma mala de rodinha é conveniente para aqueles que viajam de excursão ou pegam táxis para ir e vir dos aeroportos, uma vez que o piso dos hotéis (se este tiver elevador) e dos aeroportos são planos e costumam ter boa estrutura para locomoção.

6 – Por último, reflita sobre o tipo de turista que você é.

Você é daqueles que adora comprar souvenirs para a família ou fazer compras durante a viagem? Então, pense em levar uma mala que tenha espaço sobrando para poder preenchê-lo ao longo do passeio.

Ou, então, considere levar roupas mais velhas para a viagem e deixá-las pelo caminho para liberar espaço para as novas aquisições.

Shopping Albrook no Black Friday de 2015 (Cidade do Panamá)
Shopping Albrook no Black Friday de 2015 (Cidade do Panamá)

Share