Árvores

Desmatamento, queimada, destruição, sempre quando vemos esse tipo de notícias ficamos tristes e preocupados.

Queimada no Pantanal
(imagem do site Guia do Estudante)

Mas, por que as árvores são tão importantes?

A importância das árvores

Pra começar, devemos lembrar que a árvore faz a fotossíntese, ou seja, produz o seu próprio alimento usando gás carbônico e água. Nesse processo, ela libera o gás oxigênio, muito importante para a respiração de todos os seres vivos.

Ela regula a temperatura do ambiente, o que é uma grande vantagem, inclusive, nos centros urbanos.

As árvores também são moradas de animais, fornecem alimentos e substâncias importantes para confecção de medicamentos e cosméticos.

Se as árvores são essenciais para a vida na Terra, por que existe o desmatamento, as queimadas e a destruição?

Com sua madeira, os seres humanos constroem móveis, casas, papéis e tantos outros objetos que são importantes para a gente. E muitas pessoas lucram com a venda dos troncos das árvores cortadas.

Imagem retirada de https://amazonia.org.br/2016/07/manejo-florestal-mesmo-legal-ameaca-arvores-nobres-da-amazonia/amp/

Claro, ainda não podemos ficar sem a madeira em nosso dia-a-dia, mas podemos usar madeira produzida justamente para esse fim, que é retirada de árvores plantadas em lugares específicos e produzem as chamadas madeiras de reflorestamento. Esses tipos de árvores crescem mais rápido do que as plantas nativas e são mais fáceis de serem extraídas.

Mas há a extração ilegal de árvores, aquela que destrói áreas importantes de florestas e acabam com o ecossistema local, fazendo com que muitos animais percam seu habitat, alterando até mesmo o clima do local.

Além do desmatamento para a extração de árvores para o uso da madeira, há também a necessidade de espaço para a criação de pasto para o gado, outro fator que pode provocar a destruição de grandes áreas florestais.

Dia da Árvore

Como forma de lembrar da importância da árvore para a nossa vida e a vida do nosso planeta, elegeu-se o dia 21 de setembro como Dia da Árvore. Nesse dia, somos convidados a refletir sobre a preservação da árvore, das florestas e do meio ambiente como um todo.

Share